quinta-feira, 18 de maio de 2017

O meu plantel para 2017/18 - Defesa Esquerdo

DE - ...
Esta posição está a necessitar tanto de um reforço que nem sei que jogador atual colocar.
Sinceramente, o meu lateral esquerdo favorito continua a ser o Jefferson. Não muito pela sua qualidade, que apesar de ainda poder existir anda muito escondida desde o ano passado. Apenas por ser o menos mau. É dos melhores defesas a cruzar da nossa equipa, mas falta-lhe algo.
De Zeeglar pouco tenho a dizer. Já fui um defensor da sua qualidade, por ser forte fisicamente e até parecer sacar de um ou outro bom cruzamento, mas as paragens cerebrais que abrem buracos na nossa defesa e que põem sempre em risco a sua permanência em campo já me fizeram mudar de ideias. Se a proposta aparecer, é para vender.
Existe ainda a possibilidade Ricardo Esgaio. Acho que podia fazer um post inteiro dedicado a ele. Sobre o fato de estar a tornar-se parte da mobília em Alvalade sem se impôr nem tornar-se um jogador de uma posição definida. Tem qualidade, mas não suficiente para o Sporting. Precisa de evoluir, talvez seja só preciso uma maior aposta nele ou talvez seja apenas o limite dele. Mas o jogo que mais gostei de ver dele acabou por ser aquele em que acabou a jogar na esquerda contra o Porto.
Nem vou falar do Bruno César. Espero nunca mais vê-lo nesta posição. Fui a Chaves ver o Perdigão a arrebentar com ele exatamente à minha frente. É um bom jogador, mas não para esta posição. Por favor, não.
No mínimo dos mínimos, Jonathan Silva tem de estar presente na pré-época. Poderá ser a solução para o nosso problema e está à mão de semear! Apresentou qualidade suficiente com Marco Silva, pecando talvez nas consequências da sua juventude. Chegou a tornar-se internacional pela seleção da Argentina! Não foi um indiscutível no Boca Juniors (27 jogos, 1 golo e 2 assistências em 2 anos de empréstimo), mas isso chegará para dizer que é pior que Jefferson e Marvin? Muita curiosidade neste miúdo, penso que Jorge Jesus podia trabalhar bem com ele, nesta que parece ser uma posição fetiche dele.
Não esquecer ainda um jovem que este ano deu uns ares da sua graça na equipa B: Pedro Empis. No meio de tanta rotação na esquerda (B. César, Esgaio, Jefferson e Zeeglar) fico surpreendido como nunca foi chamado nem que seja para a bancada. Foi para mim uma belíssima surpresa. Impôs-se na equipa B de forma clara e em grande nível. Garra a transbordar, capacidade técnica e inteligência de jogo. Parece-me ser um jogador na linha do que Jonathan Silva pode fazer e gostava muito de vê-lo
na pré-época. Caso contrário, equipa B ou empréstimo. O rapaz merece jogar  evoluir.
Nada a comentar quanto aos restantes jogadores da equipa B, nenhum me parece estar preparado nem para ir para bancada nos jogos na pré-época.
Em forma de resumo e sem olhar para reforços (QUE NESTA POSIÇÃO É NECESSÁRIO) a minha escolha seria: escolher 2 entre Jefferson, Jonathan e Pedro Empis. O mais provável é Empis ficar de fora e vir uma nova contratação, que discutirá o lugar com Jefferson ou J.Silva.

Se o Sporting quer chegar longe na época que vem, resolver o problema desta posição é FUNDAMENTAL! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Opinião Leão "é" a opinião dos leitores.
Comentem e mostrem as vossas ideias
SL