segunda-feira, 16 de outubro de 2017

1- Rui "São" Patrício


Mais de 400 jogos com a verde e branca (que no caso dele são outras cores, mas a gente entende-se).
Rui Patrício sabe o que é estar no Sporting desde 1999, quando chegou vindo do clube que hoje é sua alcunha: "Marrazes". O jogador mais próximo de ser o sucessor de Vitor Damas, esse histórico de Alvalade, lenda entre os postes e cujo nome foi dado a uma das balizas do atual estádio.

Lembro-me bem da sua estreia de leão ao peito, frente ao Marítimo, na altura com 18 anos e perante a indisponibilidade do principal guarda-redes: Ricardo. Uma estreia de sonho para qualquer guarda-redes: vitória e um penalty defendido. Prenúncio de um grande guarda-redes que aí vinha.


Não foram anos fáceis, Patrício era jovem e teve falhas no seu trajeto, foi criticado pelos adeptos que hoje o vêem como uma lenda em ativo do clube. A insistência de Paulo Bento pode ter-nos custado algumas dores de cabeça, mas Patrício tornou-se um muro mentalmente, da mesma forma que o é entre os postes.

Possivelmente um dos pontos de registo nas qualidades de Rui Patrício. Lembro-me de uma vez um ex-guarda redes ter dito que havia um pequeno pormenor que cedo mostrou que Patrício era um guarda redes com grande atitude e mentalidade.

"Perante um erro ou um golo sofrido, alguns guarda-redes deixam-se estar no chão durante uns momentos, como se tivessem dado tudo o que tinham e não pudessem fazer mais. Mas o Rui levanta-se logo e está logo pronto para o que vier. São pormenores que mostram se um guarda-redes tem qualidade ou não."

Guardarei na memória um jogo no Dragão, para o campeonato, no qual infelizmente perdemos (frente ao poderoso Porto de Vilas-Boas) 3-2, golos de Matías Fernandez e André Santos, no qual vi o Rui fazer 2/3 defesas do outro mundo à minha frente e a ser aplaudido.

Ou outro momento no ano passado, quando o Sporting foi a Chaves e o meu avô diz "Epah, olha para alí, o Rui Patrício é mesmo alto o gajo. Tem mesmo pinta, classe de jogador de futebol."

Pode-nos ter custado alguns golos em certas situações, mas Patrício foi um gigante entre os postes em incontáveis momentos. Pode não ter sido (ainda) campeão no Sporting, mas deu a Portugal o seu único troféu, tendo feito exibições fantásticas com a camisola das quinas, sobretudo no jogo decisivo.

Pensem só, o Sporting teve muitos guarda-redes nos últimos 10 anos. Todos eles suplentes de Rui Patrício. E isso diz muito sobre o seu valor na nossa história.


Comentem!
Sigam o nosso blog para mais análises aos nossos jogadores e à atualidade do clube!
Procurem a nossa página no Facebook!
Desliguem o add-block e ajudem-nos a crescer! SL

Sem comentários:

Enviar um comentário

O Opinião Leão "é" a opinião dos leitores.
Comentem e mostrem as vossas ideias
SL